Diálogo inter-religioso e intercultural

No dia 18 de Março, sexta-feira, pelas 18:00, realiza-se no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, uma conferência subordinada ao tema “Inter-religious and Intercultural Dialogue between Christians and Muslims in Turkey”

O orador é o padre Thomas Michel doutorado pela Universidade de Chicago em estudos árabes e islâmicos. Desde 1981 que ocupa vários cargos que têm como centro o diálogo entre cristãos e muçulmanos. A partir de 2009, integra a comunidade jesuíta de Ancara, a única comunidade católica que intervém na cidade.
A sessão é aberta a todos os interessados.

Um Comentário a “Diálogo inter-religioso e intercultural”

  1. Esta é uma iniciativa louvável e corajosa num mundo cada vez mais radicalizado. Um mundo em que a discordância é promovida pela ignorância xenófoba das massas e, mais grave ainda, pelos elementos da sociedade que deveriam ser mais responsáveis i.e. os intelectuais, a classe política das culturas dominantes, alguns representantes religiosos das três grandes religiões monotéistas e, last but not least, os Media. Um mundo em que livros como The Clash of Civilizations rapidamente se transformam em bestsellers que são lidos com uma voracidade gulosa caractericada pela ausência total da refleção. O diálogo é um instrumento de combate à ignorância, um meio de promover a tolerância, e a tolerância é o que nos permite não só ouvir respeitosamente o outro na sua diferença, mas também, descobrir o que nos une!

Comentar