Jazz em Istambul

Foi ao subir a caminho da Torre Galata ao entardecer que descobrimos, por mero acaso, o Nardis Club Jazz. Para quem tinha na agenda assistir a um concerto de jazz em Istambul, foi um feliz acaso. Embora encerrado à hora a que passámos, alguém saía e nos informa do programa para a noite seguinte: duas guitarras: Önder Focan (www.focanjazz.com ) e Cem Tuncer (www.cemtuncer.com ) e um baixo, Harvey S (www.harvies.com ). Feitas as reservas, lá estávamos no dia seguinte. Fomos um pouco mais cedo para jantarmos e apreciarmos o ambiente.

O concerto consistiu num diálogo entre duas gerações de guitarristas em torno de standards que seguimos numa viagem de muitos reconhecimentos. Pelos programas passados e pelas propostas para as semanas seguintes percebemos por que razão o baixista norte-americano declarara que seria bom que em Nova Iorque houvesse muitos clubes com a qualidade do Nardis.

A memória desta noite no Nardis foi activada pelo anúncio do programa do 17º Festival de Jazz que se realiza em Istambul de 1 a 20 de Julho. É considerado um dos mais bem organizados festivais de jazz da Europa e este ano conta com um programa variado onde estará presente Chick Corea Freedom Band, Grace Jones entre muitos outros.

Os amantes de jazz reconhecem que o dia 8 de Julho de 1984 ficou na história do jazz internacional quando Chick Corea e Steve Kujala actuaram no Atatürk Cultural Center. Desde então, o festival de Jazz de Istambul já recebeu nomes como: Eric Clapton, Norah Jones, Robert Plant, Sting, Tori Amos, Elvis Costello, Massive Attack, Björk, Deep Forest, Dead Can Dance, Michael Bolton, Loreena McKennitt, Diana Krall, Suzanne Vega, Patti Smith, Bobby McFerrin, Randy Crawford, The Manhattan Transfer, Jan Garbarek, Keith Jarrett, Wynton Marsalis, Goran Bregoviç, Bryan Ferry, Lou Reed, Ute Lemper,Ryuichi Sakamoto, Roni Size, Dizzy Gillepsie, Paco de Lucia, Nick Cave, John Scofield, Simply Red, Jane Birkin, Brad Mehldau, Marcus Miller, Mercedes Sosa, Marianne Faithfull, Pj Harvey, Jan Garbarek, Roy Haynes, Billy Cobham, Chick Corea, Dianne Reeves, Pat Metheny, Charlie Haden, Caetano Veloso, Herbie Hancock and George Benson.

Se pretende assistir ao Festival de Jazz que se realiza em Julho aconselha-se a compra de bilhetes via internet em http://www.iksv.org/caz/english/program.asp

Etiquetas: ,

3 Comentários a “Jazz em Istambul”

  1. Vera Diogo diz:

    Que bom! Desconhecia.
    Vou lá estar em Julho. Tentaremos aproveitar ;)
    Obrigada pela dica!

  2. Elsa Viegas diz:

    Que boas estas dicas. Se calhar não vou poder ir lá em Julho mas vou tomar nota para quando for. Fiquei banzada com o vosso entusiasmo para aprender turco.! Isso é amor! Isto vai dar um romance, não?
    Parabéns.

  3. istambul5dias diz:

    Confessamos que essa vontade foi impulso do momento ao ver aqueles livros de poesia! Ao vermos os caracteres – uns conhecidos, outros estranhos – assustamo-nos! Sabemos que a associação luso-turca dá cursos, mas não somos corajosos ao ponto de nos transformarmos em alunos de turco.

Comentar