Arasta Bazar

A palavra arasta significa mercado com lojas associado a uma mesquita. O Arasta Bazar é o último grande bazar descoberto que fica junto à Mesquita Azul e a Hagia Sophia e merece bem uma passeata entre as duas filas de lojas com amplas montras.
Foi construído há mais de 300 anos, ao mesmo tempo que a Mesquita Azul sendo originalmente constituído por estábulos. Durante o império otomano era um mercado onde se vendia muitos apetrechos para os cavalos. Por isso, é também conhecido por “Sipahi Çarşisi” Mercado dos Cavaleiros em turco.

O bazar tem mais de setenta lojas onde se pode encontrar roupas, sapatos, tapetes de vários tipos, bijutarias, cerâmica, jóias em ouro, prata e pedras preciosas, doces, antiguidades, tecidos, chás, etc. É um lugar onde se pode adquirir com segurança artigos autênticos e preciosos vindos da Anatólia, Síria, Cáucaso, Irão, Ásia central, Yemen … O ambiente é calmo e os comerciantes são afáveis.

Num dos topos do bazar há um grande restaurante onde à noite, entre as 20:00 e as 22:00 os derviches rodopiam.
O horário de funcionamento do Arasta Bazar é das 9:00 às 19:00, podendo fechar mais cedo durante o Inverno. Está encerrado durante o Ramadão.

Os mosaicos encontrados durante as escavações arqueológicas em 1930 comprovam que a área fazia parte do Palácio Bizantino. E é precisamente numa parte do mercado que se acede ao Museu de Mosaicos que merece bem uma visita.
De uma próxima vez, vamos ao museu.

Etiquetas:

7 Comentários a “Arasta Bazar”

  1. Antonieta Monteiro diz:

    Conseguiram levar-me na passeata. Nunca lá estive, mas deu para sentir o ambiente. Parabéns

  2. terei de ir mais uma vez a istambul. não me deparei com este bazar e adorava ver os derviches a rodopiarem. (: parabéns mais uma vez pelo blog.

  3. Inxala, Gabi diz:

    Volta e não volta passo por este blogue para dar uma vista d’olhos a Istambul, que adoro!

    Na parte de cima do Arasta Bazar, existem outras lojas. Uma delas, a “Capadocia Gift” tem um pouco de tudo o que se pode encontrar em Istambul e ainda os donos são impecáveis. O Erol e o Ahmet.
    Um dia ao passear por este Bazar e ao admirar a montra desta loja comentando a beleza dos artigos, sai um Turco (Ahmet) da loja e diz-nos “se quiserem podem entrar, temos mais artigos dentro da loja!”, isto num português perfeito!!! espanto dos espantos… um turco que falava (e fala!) impecavelmente português!
    desde esse dia que somos amigos!!!!
    é assim…!! até breve!

  4. Inxala, Gabi diz:

    já agora, deixo um blogue que poderão visitar …

    inxalanoalentejo.blogspot.com

    artesanato do Mundo…

  5. istambul5dias diz:

    Agradecemos a informação. Da próxima vez iremos procurar o Ahmet. Aqui fica a sugestão para os nossos leitores.

  6. Ana Isabel Silvestre diz:

    Manuela e João

    É um prazer entrar no vosso blog. Parabéns.

    Já estive neste bazar em 2008 e partilho da opinião sobre o modo afável como os visitantes são tratados.
    E tenho duas perguntas: 1) O restaurante é recomendável para um jantar de amigos? 2) O espectáculo musical é diário?

  7. istambul5dias diz:

    Passámos todos os dias pelo restaurante mas nunca calhou jantar lá. O ambiente é óptimo, pensamos que a comida também porque tem sempre gente. Vimos todos os dias os dervixes e antes ou depois um grupo de música tradicional. Bom som, bom ambiente.

Comentar