Simit

Simit é um pão em forma de argola com muitas sementes de sésamo no topo e que é vendido nas ruas. Fazem parte da paisagem de Istambul os carrinhos às riscas vermelhas e brancas que vendem simit e é difícil resistir quando o vendedor anuncia “Taze simit!”, “Simit fresquinho”.

Estas roscas de sésamo podem ser barradas com manteiga ou acompanhadas com compotas, mel ou iogurte.  Mas, no breve intervalo dos passeios nas ruas de Istambul, sabe bem comê-lo sozinho, leve e crocante.

Já a seguir, uma proposta …

Porque não experimentar fazer simit em casa? Não é complicado e fica barato. Ora experimentem!

Receita de simit
120 gr de farinha
1/2 colher de chá de sal
15 gr de azeite
30 gr de manteiga
30 gr de água
20 gr de leite
1 ovo batido
sementes de sésamo
leite para pincelar

Aquecer previamente o fogão a 200º. Numa tigela média, peneire a farinha juntamente com o sal e com o punho, faça um buraco no meio. Junte o azeite, a manteiga derretida, a água, o leite e o ovo. Misture os ingredientes de modo a formar uma massa homogénea. Esta operação deverá demorar cerca de 10 minutos.

Uma vez bem amassada, destacar pedaços da massa e moldá-los em forma de charuto. Juntar as pontas de modo a formar um círculo. Colocar o círculo numa folha de levar ao fogão bem untada. Pincelar com leite. Espalhar sementes de sésamo por cima. Repetir a operação com os restantes pedaços.
Levar ao forno durante 30 minutos, ou até o simit ganhar uma cor dourada e ficar crocante em cima.

Etiquetas:

Comentar