Arquivo do mês de Julho, 2011

O azul levou-nos a uma casa da música

Quarta-feira, 27 de Julho, 2011

Os estímulos na Avenida Istiklal são tantos e tão fortes pela sua diversidade que pode acontecer passarmos ao lado de um lugar que nos poderia interessar. Foi o que aconteceu na véspera da nossa partida, quando fomos dar o último passeio depois do jantar.

Um feixe de luz “azul eléctrico” projectado no empredado do chão chamou-nos a atenção para um espaço, branco, amplo, onde sobressaiam portas emolduradas a néon de várias cores. A instalação interior não feria o classicismo do edifício de 1875  provando que é possível compatibilizar harmoniosamente o património do passado com a tecnologia e expressões estéticas contemporâneas.

Na vidraça lia-se Borusan Musik House e soubemos através de uma brochura e da conversa com a recepcionista que este espaço, inaugurado em Abril de 2009, faz parte de um projecto mais amplo (Borusan Culture and Arts, promovido por uma empresa ligada à energia, à produção de aço e à distribuição).

Para além do átrio, onde se realizam exposições, os dois pisos seguintes têm salas com capacidade para 200 pessoas onde se produzem concertos . Nos restantes andares organizam-se as mais variadas actividades artísticas.

O programa propõe não só espectáculos musicais mas também a formação através de workshops, seminários, conferências, etc. Apesar de pequena, a sala de espectáculos acolhe dezenas de acontecimentos musicais que vão desde concertos clássicos com representantes do que de melhor se faz no mundo a concertos e performances de música contemporânea de várias correntes e estilos. A dança também faz parte do programa da casa.

Da próxima vez, não perderemos um espectáculo e tentaremos subir ao terraço que pela situação promete uma soberba vista de Istambul. À cautela, aqui fica o endereço: Istiklal Caddesi, 160 e a página Web pode ser consultada AQUI

 

 

Istambul em Barcelos

Segunda-feira, 18 de Julho, 2011

Durante um mês, a cidade de Barcelos é atravessada por um conjunto de realizações que enquadram o projecto itinerante “A poesia fílmica e as artes plásticas”. Exposições, tertúlias, sessões de cinema-concerto, representações teatrais, apresentações de livros são algumas das manifestações deste projecto. Nesta primeira passagem, a Turquia é o país convidado.

É neste contexto que Istambul estará em Barcelos com a exposição Istambul, Roteiro da Melancolia. Acontece na Biblioteca Municipal com a inauguração no dia 20 pelas 18:00. Poderá ser visitada até ao dia 12.

 

À noite, no cemitério

Segunda-feira, 11 de Julho, 2011

Os cemitérios são sítios muito especiais mas os de Istambul ainda são mais especiais! (ver post sobre o tema AQUI)

Numa noite, de regresso ao hotel pela rua Divan Yolu reparámos que os portões de entrada do cemitério estavam abertos. Subimos as escadas e preparávamo-nos para tirar uma furtiva fotografia quando percebemos que várias pessoas passeavam lá dentro. Entrámos e na noite morna fizemos o mesmo que os outros: deambulámos entre os túmulos e as árvores.

O ambiente marcado pelo efeito da cor amarelada das luzes nos mármores e das sombras das folhas nas paredes e nas colunas impressionou-nos. Partilhamos aqui o passeio de uma noite, num cemitério em Istambul.