Noite em Istambul 1

Istambul tem muitas noites como as outras cidades e andar sem destino é um dos nossos programas nocturnos preferidos. Um dos percursos de que gostámos muito foi o que fizemos na primeira noite: a descida da Torre Galata até ao nosso hotel na zona de Sultanahmet onde moram a Mesquita Azul e Hagia Sofia.

As casas de madeira manchadas pelo tempo e pela luz amarelada dos candeeiros davam um ar irreal às vielas. Cruzamo-nos com pouca gente nas ruas estreitas sem automóveis até chegarmos à ponte Galata. Aí, como acontece ao longo do dia, a actividade é intensa: os pescadores não sossegam a armar os anzóis com o isco, a reparar o equipamento a ajeitar a posição das canas na esperança de peixe fácil.

Mas foi em  Sultanahmet que nos perdemos nas horas a percorrer ruelas com os minaretes das mesquitas a espreitarem por entre os telhados. Apesar do silêncio da rua que permitia ouvir os nossos passos, apercebemo-nos da actividade que entra pela noite dentro, nas lavandarias, nas lojas, nos restaurantes que preparam tudo para o dia seguinte.

A essa hora os cafés estavam fechados mas as esplanadas mantinham-se montadas com as mesas atoalhadas e as cadeiras estofadas. É essa a melhor altura para os gatos saborearem o lugar que de dia lhes é negado. Vantagem da noite!

Vivemos outras belas noites em Istambul, mas esta deambulação serena e segura pela zona mais antiga da cidade mantém todo o deslumbramento de uma noite inaugural.

2 Comentários a “Noite em Istambul 1”

  1. marcia diz:

    Olá! Estou indo com minha mae para Istambul, no dia 2 de fevereiro! Gostaria de saber se é seguro andar a noite pelas ruas e se é muito frio!
    Obrigada!

  2. istambul5dias diz:

    Sobre o frio … é Inverno e, portanto, é frio, às vezes muito frio (6ºC durante o dia ou menos; nesta época do ano até pode nevar!). Aconselhamos que consultem a previsão meteorológica, por exemplo no BBC Weather Istanbul ou noutro site.
    Quanto à segurança, nós sentimo-nos sempre muito seguros quando passeamos de noite, mesmo com material fotográfico. Pensamos, contudo, que devem informar-se no hotel sobre a zona. E já agora, quando precisarem de um táxi perguntem na recepção qual o preço previsível da viagem que pretendem fazer.
    Desejamos boa viagem e que usufruam o melhor possível a vossa visita.

Comentar