Os estímulos na Avenida Istiklal são tantos e tão fortes pela sua diversidade que pode acontecer passarmos ao lado de um lugar que nos poderia interessar. Foi o que aconteceu na véspera da nossa partida, quando fomos dar o último passeio depois do jantar.
Um feixe de luz “azul eléctrico” projectado no empredado do chão chamou-nos a atenção para um espaço, branco, amplo, onde sobressaiam portas emolduradas a néon de várias cores. A instalação interior não feria o classicismo do edifício de 1875 provando que é possível compatibilizar harmoniosamente o património do passado com a tecnologia e expressões estéticas contemporâneas.
Na vidraça lia-se Borusan Musik House e soubemos através de uma brochura e da conversa com a recepcionista que este espaço, inaugurado em Abril de 2009, faz parte de um projecto mais amplo (Borusan Culture and Arts, promovido por uma empresa ligada à energia, à produção de aço e à distribuição).
Para além do átrio, onde se realizam exposições, os dois pisos seguintes têm salas com capacidade para 200 pessoas onde se produzem concertos . Nos restantes andares organizam-se as mais variadas actividades artísticas.
O programa propõe não só espectáculos musicais mas também a formação através de workshops, seminários, conferências, etc. Apesar de pequena, a sala de espectáculos acolhe dezenas de acontecimentos musicais que vão desde concertos clássicos com representantes do que de melhor se faz no mundo a concertos e performances de música contemporânea de várias correntes e estilos. A dança também faz parte do programa da casa.
Da próxima vez, não perderemos um espectáculo e tentaremos subir ao terraço que pela situação promete uma soberba vista de Istambul. À cautela, aqui fica o endereço: Istiklal Caddesi, 160 e a página Web pode ser consultada AQUI
Etiquetas: Borusan Musik House