Delícias turcas 1

Baklav

Nas ruas de Istambul o olhar perde-se obrigatoriamente nas montras das confeitarias onde geometricamente alinhadas estão as baklava, um dos deliciosos pastéis turcos que são também muito populares na Albânia, Irão, Afeganistão, Arménia,  Grécia e no norte de África. Teriam origem num doce assírio do século VIII , trazidos para a Anatólia pelos romanos.

As baklava turcas são conhecidas pela finura da sua massa que as torna levemente crocantes mesmo depois de  banhadas por um xarope de açúcar aromatizado. E é esta conjugação de leveza e densidade que as torna uma verdadeira experiência gastronómica. Para se conseguir uma massa fina como uma folha é preciso perícia que segundo os entendidos pode levar 7 anos  a conquistar!

Vale a pena ver o video

http://www.youtube.com/watch?v=zpqzXZEXqRM em que Mamalakis, um comentador gastronómico grego acompanha e comenta a produção de baklava na mítica Güllüoğlu. Não se percebe nada mas o homem é um comunicador fantástico! As folhas de massa são tão finas que ele exibe um teatro de sombras por detrás de uma massa quase transparente. Aconselhamos vivamente o visionamento e se tiverem coragem experimentem a receita em casa.

Uma coisa é certa: as baklava  são um autêntico shot de açúcar a fazer lembrar os quindins de coco brasileiros, o pudim abade de Priscos do Minho e as não menos minhotas tortas de Guimarães … A combinação dos sabores e texturas é única.

O mel, as especiarias, o limão fazem parte da receita base das baklava de diferentes variedades: com nozes, pistácio, amêndoas, com ou sem creme, etc. Vai-se provando para se seleccionar as melhores para o paladar de cada um. As baclav mais reconhecidas podem-se comprar na casa de chá Haci Bekir (fundada em 1777) na İstiklal Caddesi.Vale a pena consultar o doce lugar em

http://www.hacibekir.com.tr/eng/hb_tarihce.html

Etiquetas:

6 Comentários a “Delícias turcas 1”

  1. Filipa Alves diz:

    Hum, são de fazer crescer água na boca!

  2. lurdes diz:

    saborear baklava é uma experiência única! impossível comer só um cubinho!

  3. Joao T. diz:

    Concordo com a Lurdes!

  4. Olga diz:

    Olá, adoro, será que alguém me sabe dizer onde posso encontrar Baklava e Lokum á venda em Portugal?

    Obrigado

  5. istambul5dias diz:

    Há restaurantes turcos que têm à venda estas delícias, mas nem sempre. Vamos procurar saber!

  6. Olga diz:

    Obrigado, vou pesquisar também, se descobrir aviso:))

Comentar