Istambul por outros olhos

 

Não é fácil aceitar outros olhares sobre um lugar que julgamos conhecer bem e que amamos. Por isso, foi feliz o encontro com o texto de reportagem da jornalista Ana Cristina Pereira publicado no FUGAS do jornal PÚBLICO: reconhecemo-nos, reconhecemos os lugares associados a sentires únicos e redescobrimos sítios e paisagens. Por isso, faz todo o sentido integrarmos no nosso blog a reportagem que foca o lado lunar de Istambul e, por isso, o seu lado luminoso. Já on line, pode ser lida AQUI.

A acompanhar as palavras da jornalista as fotografias cúmplices de Vitor Costa, a preto e branco, a condizer com o texto. Reproduzimos aqui algumas.

Visitem a reportagem porque há muitas maneiras de visitar ou revisitar Istambul. Esta é, seguramente, aliciante!

 

Etiquetas:

10 Comentários a “Istambul por outros olhos”

  1. ana diz:

    Que fotos magnificas :)
    Adorei o vosso site.

    Gostaria de visitar Ortakoy. Qual a melhor forma?
    Também gostaria de fazer uma pequena viagem no Bosphorus, c uma pequena paragem em Kadikoy?

    Obrigada

  2. istambul5dias diz:

    A melhor forma é ir de ferryboat usado pelos turcos nas suas deslocaçoes. As viagens sao acessíveis e no caso de Ortakoy (lado europeu) e Kadikoy no lado asiático sao viagens curtas. É uma excelente oportunidade para apreciar o perfil da cidade em várias perspetivas. Uma outra viagem interessante é rumar até Eyup.
    Há um “cruzeiro” Bósforo acima até se avistar o Mar Negro que vale a pena se se tiver tempo: sai-se num ferry de manha – 10:00 – e apanha-se outro de volta cerca das 15:00. O ferry a usar deve ser o da carreira comum e nao os cruzeiros turísticos muito mais caros e muito menos interessantes.

  3. ana diz:

    Oá, muito obrigada pela sua resposta.

    Os ferries para Ortakoy/Kadikoy apanham-se em Eminonou, certo?
    Têm algum nome/número em especifico? Como são ferries de carreira, suponho que sejam bastante frequentes?
    Em relação ao ferrie de carreira que faz o tal “cruzeiro” no Bósforo, qual o destino indicado?Obrigada pela dica. Vamos tentar estar lá cedinho para apanhar esse ferry ;)
    Certo que, entre Ortakoy/Kadikoy e cruzeiro no Bósforo, se tivermos de excluir alguma das possibilidades, pois não temos muitos dias, qual será o menos fixe/interessante? Ortakoy parece-me ser bastante animado..
    Eyup? Não conhecia, mas vou pesquisar..
    Balat também me pareceu bastante interessante, não sei é se será uma zona muito segura,lol..

  4. istambul5dias diz:

    Os ferries sao frequentes e as indicaçoes muito claras. Dado que vai por pouco tempo, nao sugiro o passeio no Bósforo que acaba por ocupar um dia inteiro. Pode consultar o programa da fotoadrenalina para Istambul onde se registam os principais “spots” da cidade a ususfruir em poucos dias.

  5. istambul5dias diz:

    Se vao por poucos dias, excluiria a subida do Bósforo porque ocupa um dia inteiro. Poderao deixar para outra oportunidade porque volta-se sempre a Istambul. Há ferries com muita frequência e as indicaçoes sao muito claras. Pode consultar o programa no site da fotoadrenalina porque de uma forma muito “económica” ficam a conhecer aspetos fundamentais da cidade. (http://www.fotoadrenalina.com/expeditions.aspx?expedition=49). Podem a partir daqui construir o vosso programa pessoal.
    No facebook, em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2602864679780.144008.1499758564&type=3&l=fc4b4c92ec algumas fotos a preto e branco poderao dar uma imagem “colorida” da cidade. Boa viagem e depois contem como foi.

  6. ana diz:

    Olá, muito bom dia,

    Mais uma vez obrigada por todas as dicas. As fotos que estão neste blog são simplesmente divinais. As fotos a preto e branco dão, sem qualquer dúvida, uma imagem “colorida” da cidade, algo difícil de conseguir, numa fotografia a preto e branco.

    Vamos 6 dias, sendo que dois desses dias, serão para a viagem de ida-e-volta, portanto tempos 4 dias inteirinhos em Istambul. No dia do regresso, ainda temos a manhã toda, pois o avião é só ao final da tarde ;)

    Obrigada pelo programa económico ;) Sendo assim, talvez possamos apenas desfrutar de um pequeno passeio no Bósforo entre Emininou e Ortakoy (para podermos apreciar um pouco esta zona, e de seguida rumarmos a Taksim e Istikall Cadesi…Que tal?), ou de Eminonou a Kadikoy.

    Depois contaremos como foi, mas apenas iremos no Outono ;))

  7. Olá Manuela,
    Um belo encontro, não haja dúvidas. Olhares diferentes, a mesma paixão.
    Beijos do outro lado do mundo,
    Filipe

  8. istambul5dias diz:

    obrigada, Filipe! que a vossa viagem continue feliz. fico à espera da histórias a contar depois do regresso. bjs deste lado do mundo

  9. ISABEL diz:

    Irei a Istambul pela primeira vez no final de setembro e tenho lido um pouco sobre a cidade. Encontrei este blog por acaso através do Google. Confesso que já estou encantada com a cidade, graças a vocês. Obrigada.
    Isabel

    De Salvador – Bahia – Brasil

  10. istambul5dias diz:

    Que bom saber que contribuímos para o seu entusiasmo pela cidade! Istambul nao a vai desiludir. Depois conte como foi. Se precisar de mais alguma informaçao diga, mas achamos que nos posts está o fundamental da nossa experiência.
    Abraços e boa viagem!

Comentar